quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Offset & Backspace



Há pessoas que admiram Dodges com o seu visual irretocávelmente original. Já outras, como eu, preferem um visual mais agressivo. Sendo assim, a primeira mudança estética de um Dodge na minha opinião passa pela transformação de suas rodas. Nossos carros praticamente em sua totalidade, sairam da fábrica equipados com dois modelos de rodas, Rallye ou Magnum. Estas mesmas possuem um visual maravilhoso, mas ambas possuem um unico defeito. Sua largura de apenas 5,5 polegadas interfere na colocação de pneus mais ''musculosos"!!!



Sendo assim, hoje a minha postagem será dedicada a todos os Dodgeiros que já fizeram ou possuem o desejo de alargarem as suas rodas!!! Esse assunto veio a tona a algumas semanas atrás quando estava na duvida entre ficar com o meu diferencial Braseixos ou trocá-lo por um Dana, já que este ultimo possibilitaria a montagem de rodas traseiras com o offset bem negativo! Acredito que muitos de nós já escutaram essas duas expressões: OffSet & Backspace. Para falar a verdade não tem como separá-las, pois a primeira depende da segunda! Abaixo segue uma resumida explicação do que é uma e do que é outra.



BACKSPACE nada mais é do que a medida entre o assentamento da roda até sua borda interna. Essa medida indica o quanto existe de espaço para que a roda não raspe nos componentes da suspensão. Para chegarmos nessa medida precisamos de algo paralelo para apoiarmos na parte traseira da roda. Depois pegamos uma trena ou uma régua e medimos quantos centímetros existe entre a parte traseira da roda até a base de assentamento da mesma.



OFFSET é a distância entre a superfície de assentamento da roda e a tala. Existem três tipos de offset. Positivo: quando a superfície de assentamento da roda encontra-se mais próxima da borda externa do que da interna. Sendo assim o "miolo" da roda tende a ficar mais rente ao paralama. Negativo: quando a superfície de assentamento da roda encontra-se mais próxima da borda interna do que da externa. Assim gerando o efeito desejado por mim, o de "tala larga"!!! Zero: quando a roda possue sua base de assentamento justamente no meio da roda.



Para determinarmos o offset de uma roda precisamos seguir três passos. O primeiro é medirmos o backspace. O segundo é medir a tala da roda e dividir por 2. O terceiro é subtrair a medida do backspace pelo valor encontrado no segundo passo. Exemplo:


Agora usarei esta formula ultilizando as medidas de nossas rodas originais.
Backspace = 95mm
Tala 5,5 polegadas = 140mm
95 - (140 / 2)
95 - 70 = 25mm
Sendo assim o offset original de nossas rodas é 2,5 cm.
Usando esses cálculos, eu pude ultilizar na traseira de meu ex Dart pneus 255/60/15 em rodas de 8 polegadas sem nunca ter problemas de raspá-los em meus paralamas ou nos feixes de molas! Em um futuro próximo eu ultilizarei rodas traseiras na medida 15 X 10 com o menor backspace possível, apenas 3,5 polegadas. Podem apostar que ficará muito agressivo!!! hehehe...

13 comentários:

  1. Na verdade tentei achar algumas rodas assim para o meu Dodge mas por dificuldades em achar acabei colocando rodas 17 tradicionais. Ficou agressivo, mas não com a cara de um muscle. Já no Opala pretendo fazer um teste, se não passar pela mesma dificuldade.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, me passa por favor qual a tala máxima que da pra usar no Dodge, com aro 15, na traseira/dianteira e o offset/backspace das mesmas. Grato!!

    ResponderExcluir
  3. Na frente 15X7 e atrá 15X8.
    Eu usarei na traseira 15X10 mas mudarei a posição do feixe de molas!
    Me envia um email para a gente trocar idéias.
    caju.gi@gmail.com

    Abração...

    ResponderExcluir
  4. Fala Caju.
    Meu nome é Fábio.. a gente sempre tá trocando figurinhas lá no clube do dodge.. eu tenho um dart 79 vermelho. Vim aqui xeretar no seu blog q acabei me deparando com essa matéria sobre offset.. (alias parabens pelo blog e pela maquina que está sendo montanda. Até acompanhar por fotos já dá uma satisfação grande. ehehe)

    Aí, minha questão é: Meu dodge tem rodas orion 15x8 (acho q é 8) na trazeira com pneus cooper cobra 245/60/15
    e mesmo assim o pneu pega no paralama..

    Essa configuração já veio assim no carro. Logo, não sei qual é o offset desta roda.. imagino q seja negativo já q a tala é funda.

    Pior que nem parece q é muito. Mas é o suficiente pra pegar. Questão de milimetros

    Cê que é um cara mais experiente, tem alguma dica pra me dar? Já ouvi falar em aliviar panela, ponta de eixo ou até mesmo a propria roda..
    Alguma alternativa antes de trocar a propria roda?

    Valeu!
    Abs!

    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Grande Fábio!

    Obrigado pelos elogios, é sempre muito gratificante recebê-los!

    Sobre teu caso, o que eu faria primeiramente seria medir a distância que teu feixe de molas fica da parte interna do teu pneu.

    Se teu diferencial é Dana tu até consegue diminuir um pouco na manga e na ponta de eixo, se for Braseixos já era, sem chance!!!

    Acredito que a melhor opção seria dar um pequeno "passe" no tambor, algo entre 1 a 2mm mas antes teriamos que ver qual a largura do mesmo para não comprometer a segunça!
    E lembrando que teria que verificar se a rosca não vai bater no fundo da porca!!!

    Outra coisa que tu poderia fazer, é o que fiz no meu Dart Azul, desbastar um pouco o friso da lateral traseira, ou até mesmo dobrá-lo como já vi!

    Manda uma fotos para meu email para analizarmos melhor!

    Abração...e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  6. Caju, me diz uma coisa.
    Sempre que leio sobre preparação de motores, o pessoal aumenta a tala das rodas e pneus para maior aderência. Mas sempre pedem para tomar o cuidado de não modificar o off-set. Qual é o problema de mudar o off-set do carro?

    Eliézer

    ResponderExcluir
  7. O grande problema é que provavelmente teus pneus rasparão na parte interna da caixa de roda, ou nos frisos em aluminio!

    Abração...

    ResponderExcluir
  8. Amigo, estou em SP próximo ao ABC e o único local q recebi referências (não confiáveis) p/ confecção de rodas foi a RM aqui de São Caetano. Oq vc me recomenda? abrçs!!!

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite,

    Alguem sabe qual a largura, em polegadas, máxima que é possivel colocar nas rodas traseiras de um Charger 71??

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,

    Percebi seu comentario sobre alterar o feixe de molas de posição e procurei na internet sobre o assunto, mas sem sucesso... Já ouvi falar sobre esta alteração e tenho interesse em alterar, mas será que funciona realmente... e a dirigibilidade ao acelerar, altera

    ResponderExcluir
  11. Olá Caju. Muito esclarecedora sua explicação.
    mas sera que cabe?
    -Aro 18X8" furação 5x114,3 off-set 0 para dianteira; pneus 245
    -Aro 20X9" furação 5X114,3 off-set -25 para traseira; pneu 275

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia

    Para um Le Baron , posso usar o pneu 255x60x15, tala 10 , desconheco o off set.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. tenho um Hot T-BUCKET com furação das rodas de dodge 5 furos, tenho um problema, comprei pneu mickey tompshon de medidas 33/18,5/15, a roda de magnésio cruz de malta que eu tinha mandei alargar mais não ficou bom, vocês tem contato ou faz rodas que possa colocar esses pneus

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts